Primeira escola pública bilíngue será inaugurada dia 15 em Manaus

11/02/2016 11h02 – Atualizado em 11/02/2016 11h53

Primeira escola pública bilíngue será inaugurada dia 15 em Manaus

Unidade educação básica vai oferecer ensino bilíngue em japonês.
Escola Djalma da Cunha Batista tem capacidade para mil estudantes.

Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista (Foto: Seduc-AM/Divulgação)
Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista (Foto: Seduc-AM/Divulgação)

A primeira unidade de ensino bilíngue no Amazonas, a Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, na Zona leste de Manaus, será inaugurada no dia 15, segundo a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). A solenidade marcará a abertura do ano letivo da rede pública estadual de ensino em 2016. Neste dia, 515 mil estudantes e 28.928 professores nos 62 municípios do Amazonas retomarão as atividades escolares.

Tradicional escola amazonense inaugurada em 1980, a unidade de ensino está localizada na Avenida General Rodrigo Octávio, nº 1600, bairro Coroado I, em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Além de funcionar com o projeto de educação em tempo integral, no qual o estudante terá acesso a conteúdos reforçados, desporto, iniciação científica, além de alimentação, a escola marcará o início de um novo ciclo na educação em nosso Estado, oferecendo ensino bilíngue de qualidade”, citou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.

O projeto de escola bilíngue que será desenvolvido pelo Governo do Estado via Seduc, conta com parceria institucional do Consulado Geral do Japão em Manaus, da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O valor da obra educacional foi de R$ 10.522.510, 29 e após reforma e ampliação, a escola estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da CunhaBatista passa a contar com 25 salas de aula, salas de leitura, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, auditório, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, brinquedoteca, videoteca, laboratório de informática, refeitório, sala de jogos, gabinete odontológico, enfermaria, sala de descanso e academia. Todo o espaço escolar é adaptado para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

A escola possuirá capacidade para atender mil estudantes, oferecendo a modalidade de tempo integral em ensino fundamental do 6º ao 9º ano. A instituição de ensino contará ainda com 50 profissionais, sendo 50 professores e dez servidores administrativos.

Sala Temática
Com a nova estrutura, a escola estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista contará ainda com um ambiente de mídias para o ensino da língua japonesa. Os equipamentos da sala temática são parte de um projeto da Seduc, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

De acordo com o gestor da escola, Orlando Moura, o ambiente de mídias funcionará como uma sala de reforço para auxiliar o ensino da língua japonesa pelos professores.

O termo de doação dos equipamentos do ambiente de mídias para a escola Djalma Batista será assinado pelo governo do Estado e o Ministério das Relações Exteriores do Japão, durante a reinauguração da unidade de ensino.

Ano letivo
De acordo com calendário escolar de 2016, o ano letivo iniciará no dia 15 de fevereiro e se estenderá até o dia 16 de dezembro (em escolas estaduais do interior) e 19 de dezembro (em escolas estaduais da capital).

Neste dia 15 de fevereiro, 587 escolas da rede pública estadual iniciarão as atividades escolares das quais, 229 em Manaus e 358 no interior. Conforme dados preliminares, estima-se que 515.885 alunos retornem às aulas nas escolas da rede pública estadual, sendo 258.515 estudantes do ensino fundamental, 207.120 do ensino médio, 49.270 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 980 da Educação Especial.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s