Preparando atividades direcionadas a séries bilíngues, como fazer?

class-with-globe

Autora: Michele Canola Rojas


De que maneira então o professor teria que direcionar seus alunos durante as aulas? Soderman, Wescott, Jie[1] (2007, p. 01), desenvolvem um estudo sobre atividades cativantes para programas de imersão bilíngue e fazem uma introdução direcionada ao mesmo.

O aumento da globalização e da imigração ao redor do mundo levou um número significantivo de crianças a ter que aprender a segunda ou a terceira língua ao entrar na escola. Enquanto muitos programas oferecem crianças pequenas a oportunidade de se tornarem fluentes na língua inglesa, há um reconhecimento crescente que aprender outras línguas além do Inglês é algo desejado.

Segundo os autores, para que a aprendizagem seja efetiva, as atividades propostas têm que ter algum significado para a vida de cada aluno. Então, os autores criaram alguns critérios, para que os professores reflitam, antes de aplicar qualquer atividade[2]:

As atividades devem ajudar as crianças a desenvolver o orgulho e a identidade cultural nas novas línguas a ser aprendidas, bem como na sua língua de origem.

Crianças estão mais focados quando as atividades de sala de aula as envolvem de uma forma que vem ser significativo e útil no seu dia-a-dia.

Deveriam haver produções de atividades que extraiam informações dos alunos, os coloquem em grupos que os encorajam e que há uma interação entre eles, desta maneira há desenvolvimento de atividades altamente efetivas.

A colaboração dos professores em fazer uma ponte (professor e aluno / aluno e conteúdo / aluno e aluno) e compartilhar atividades em toda sala de aula, ajuda os alunos fazerem uma conexão significativa entra as duas línguas.

Os professores precisam sequenciar as atividades cuidadosamente para construir no conhecimento ou nas experiências anteriores das crianças e desenvolver habilidades superiores e conceitos.

Soderman, Wescott, Jie (2007, p. 01), elaboram tipos de atividades que seriam desenvolvidas dentro de sala e a conexão com a língua materna. Adaptaremos em nossa realidade de língua mãe a língua portuguesa e a segunda língua inglesa, ou francesa, ou qualquer outra língua.

No texto das autoras é citado como exemplo a pré-escola. Propomos o exemplo de um quarto ano. Primeiramente as autoras dizem que é importante que a criança faça conexões. As aulas de inglês na escola bilíngue precisam ser diferentes e conectadas com o currículo base. Por exemplo, se os alunos estão aprendendo sobre a longa transição democrática aqui no Brasil, a formação da consolidação da idade antiga. Este estudo, oferecerá conteúdo sobre as civilizações da Antiguidade Clássica e Oriental desde as primeiras cidades-estados até a democracia grega e o direito romano.

Há muito conteúdo envolvido quando falamos sobre as civilizações antigas, por isso há um planejamento, no qual o professore delimita as linhas de questionamentos para direcionar os alunos de uma maneira que não haja uma quantidade vasta de conteúdo a serem abordas e pesquisados

Dentro de sala de aula, é importante que seja feito o uso do questionamento para direcionar a pesquisa que será feita pelos os alunos ou alunos e professores. Talvez o uso de um gráfico seja  uma estratégia de metacognição. O professor precisa ativar o conhecimento prévio, gerar questões a investigar.

[1] Toda vez que mencionados, tradução da autora.

[2] Parafraseado em português para que os termos em Inlgês possam fazer sentido na Língua Portuguesa.


Referências:

MEGALE, Antonieta Heyden. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931.

Nayec. Bridging Two Languages: Engaging Activities for Bilingual Immersion Programs.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s