Falar inglês com seus alunos é a melhor atividade

images

Um artigo com um toque meu e do meu dia-a-dia.

Autora: Michele Canola Rojas

Like  us on Facebook: https://www.facebook.com/bilingualeducationactivities/

Precisamos de atividades para movimentar nossa sala, obviamente professores propõem  atividades todo tempo aos seus alunos. Durante o dia é sempre muito corrido dentro de uma escola regular. Da pré-escola ao Ensino Médio, há escolas Bilíngues e multilíngues Internacionais que oferecem a pais e filhos a língua inglesa, francesa ou espanhol falada por professores quase todo tempo durante o dia. Ofereceremos então durante a nossa rotina o máximo que pudermos. Mas como fazer? Sei muito bem das dificuldades.

Algo que sempre poderemos pedir aos nossos alunos poderia ser:

  • Não desista do Inglês, don’t give up on English. Como assim?

Muitos alunos, com menos paciência e fluência para falar inglês, tendem a deixar a primeira língua vencer, mas por que a primeira língua muitas vezes vence? Por várias razões, por preguiça, ou por ser mais fácil falar a primeira língua, por pressa, cansaço, a lista pode ficar bem longa. Agora penso nos mais novos na língua, tenham paciência, chegará um dia que os frutos do convívio com a língua inglesa, francesa ou espanhola, serão colhidos.

Algo que nós poderíamos fazer:

  • Falar inglês em todo tempo.

 Vou contar-lhes uma história, quando comecei a falar francês, ainda sou aluna, meu professor Odayr nunca desistiu de falar francês comigo. Ele, um senhor com seus 60 anos ou mais, insistia em falar somente em francês, pobrezinha de mim, não sabia nem contar. Odayr, meu professor insistente, manteve-se firme e nunca falou português comigo. Como? Porque ele não desistiu do Francês e nem de mim, ele acreditou que eu seria capaz de compreendê-lo. Será que seremos como o professor Odayr, que fez gestos, mímicas, mostrou imagens, desenhou, mas não falou português?

Não sou uma super-heroína, porém preciso e precisamos refletir.

Não que estejamos negando o Português, precisamos criar dentro de nossos alunos um respeito cultural pelo nosso país, pela língua e nossa cultura. Forças a mim e a todos os educadores.

 Referências: A minha sala de aula.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s