Tipos de Bilíngues – Coordenado e Composto

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Sei que é bem teórico, porém, precisamos entender os tipos de bilíngues que encontramos em nossas salas de aula, isso é muito importante. Se lembrou de algum aluno, compartilhe conosco. Sabemos que há mais tipos, no entanto, falaremos pouco a pouco para que possamos compreendê-los com mais espaço de tempo.

Autora: Michele Canola Rojas

Tipos de Bilíngues – Coordenado e Composto

Usaremos o critério organização dos códigos linguísticos para esclarecer a maneira que estas línguas estão organizadas no cérebro do ser bilíngue, Spolsky (1998, p. 48) descreve dois tipos de bilíngues: o bilíngue composto e o bilíngue coordenado:

Bilíngue composto: indivíduo que tem uma única representação cognitiva para duas traduções equivalentes.

Bilíngue coordenado: o indivíduo que tem representações diferentes para duas traduções equivalentes.

Neste resumo que o próprio autor faz, entendemos de uma forma simples Spolsky (1998, p. 48):

Simplificando, para bilíngues coordenados assumiu-se ter dois sistemas de significados, cada um com seu próprio conjunto de palavras, enquanto compostos tinham um único sistema com dois conjuntos de palavras.

“…entendemos que o bilíngue composto tem uma representação cognitiva para duas palavras equivalentes. Em contrapartida, o indivíduo classificado como bilíngue coordenado é aquele que consegue visualizar as duas línguas separadamente…”

Exemplificaremos com uma tabela que faz comparação do falante de duas línguas: Inglês e Navajo, uma língua indígena falada no Novo México, Arizona – Estados Unidos. A Table citada em todo tempo significa mesa na língua portuguesa.

Tabela 1 – Bilíngue coordenado e bilíngue composto.

Bilíngue coordenado

 

Conceito em inglês: ‘table’

Conceito Navajo ‘table’

Palavra em Inglês: ‘table’

Palavra em Navajo: Bikáá adaáni

 

Bilíngue Composto

Conceito misturado sobre a palavra ‘table’

Palavra em Inglês: ‘table’

Palavra em Navajo: Bikáá adaáni

Fonte: Spolsky, (1998, p. 48)

“Pesquisas recentes neolinguísticas sugerem que pares de palavras são armazenadas no mesmo lugar no cérebro daqueles que são bilíngues desde a infância, porém em lugares não interferentes naqueles que desenvolvem o bilinguismo mais tarde.”

A partir do que vemos, entendemos que o bilíngue composto tem uma representação cognitiva para duas palavras equivalentes. Em contrapartida, o indivíduo classificado como bilíngue coordenado é aquele que consegue visualizar as duas línguas separadamente, ou seja, aquele que percebe dois itens lexicais distintos para duas traduções.

Par afirmar isso, de acordo com o sociolinguista, duas línguas se desenvolvem independentemente ou juntas. Ainda Spolsky, (1998, p. 48) diz:

Pesquisas recentes neolinguísticas sugerem que pares de palavras são armazenadas no mesmo lugar no cérebro daqueles que são bilíngues desde a infância, porém em lugares não interferentes naqueles que desenvolvem o bilinguismo mais tarde.

Myers-Scotton (2006, p. 293, 294) faz uma breve explicação sobre esse mesmo assunto:

“Se falantes adquirem a língua no mesmo contexto, eles eram chamados bilíngues compostos. A suposição era de que as línguas dos bilíngues compostos eram interdependentes no sentido de que um conceito abstrato (apoiando um significado) foi realizado como duas palavras diferentes, um em cada idioma, mas havia apenas um conceito envolvido. Em contraste, um bilíngue coordenado aprendeu as suas línguas em ambientes diferentes (por exemplo, uma em casa e outra na escola).”

Referências:

MYERES-SCOTTON, Carol. Multiple voices, An Introduction to bilingualism. Edição, Primeira. Local: Malden, United States Editora, Blackwell Publishing, 2006 p 476.

SPOLSKY, Bernard. Sociolinguistics. 5ª Edição. Oxford: Oxford University Press, primeira publicação 1998, 5ª Edição, 2004.

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