A saga da atividade que não deu certo 

 
Autora: Michele Canola Rojas
O professor passou seu domingo à noite preparando aquela atividade. Esta, certamente, foi dificílima de dar um ponto final. Não haviam muitos sites para dar auxílio, mesmo assim, ele achou uma ideia brilhante. Esforçou-se, não havia o que fazer, aquela ideia deveria ser colocada em prática, antes que ela sumisse, sem pistas, da sua mente ocupada.
Digita e digita, não termina. Pronto, enviou-se assim o planejamento e as atividades.

Hora da aula, um sonho certamente alcançado, porém, não foi bem assim.

Minha aluna, já pré-adolescente, olhou para mim e disse:

“Mrs C. essa atividade não serve para mim, ela é muito chata e minha cabeça se perde, parece que meu cérebro vai queimar e eu quero amassar essa folha, como todo respeito.”

Digo que minha barriga congelou, todo aquele esforço colocado foi por água abaixo. Aquele dia foi para aprender algo, quando incluímos nossos alunos no processo de aprendizado há uma troca. Prepare-se para ela acontecer.

Se quisermos que nossos alunos construam questionamentos, poderíamos deixá-los, com todo respeito, questionar algumas das atividades e deixá-los propor outras? Pare onde estiver para uma breve reflexão.

Como poderíamos deixar nossas salas com um movimento de aprendizagem ativa? Com resolução de problemas, trabalhos em grupos, relacionamentos mais desenvolvidos, responsabilidade e autonomia, etc.

Olhei para essa minha aluna nos olhos e disse: como você acha que ficaria melhor para você B. temos objetivos a serem cumpridos. Ela disse:

“Acho que se pesquisar ficaria mais interessante, posso usar o tablet? Eu trouxe em caso de urgência, qual a senha do Wi-Fi. Posso escrever atrás da folha e apresentar?”

Engoli seco, dei a senha do Wi-Fi e ela apresentou a resposta  aos questionamentos, da sua forma, com excelência e atingiu os objetivos propostos.

Referências:

SOUZA, Francislê Neri – QUESTIONAMENTO ACTIVO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM ACTIVA

Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, fns@ua.pt

Leave a Reply

