LAPBOOK – livro de dobras

Lapbooks, a tradução em português seria livro de dobras é uma atividade e foi elaborada por uma mãe que foi a professora de seus filhos, o que é chamado de homeschooling em inglês. O termo “Lapbook” foi criado por Tammy Duby, escritora da Virgínia, EUA. Esse livro é nomeado dessa forma, porque todo projeto que fazemos pode caber em um “livro” que se encaixa no colo da criança.

Para iniciar essa criação do lapbook, de acordo com os sites de internet, é importante guiar as crianças de uma forma que há um tema e os subtemas a serem pesquisados. Desta forma, seria interessante o uso do K-W-L chart que nortearia a pesquisa dos alunos. Cada criação poderia ser original, na qual seria diferente de aluno para aluno, ou se o professor preferir, poderia ser feito em grupo ou a sala toda poderia elaborar junto. Além disso, não há forma certa ou errada de produzir o lapbook.

Se digitarmos a palavra lapbook num navegador, veremos muitos sites que nos apoiarão no desenvolver desse livro. Segue um exemplo de um site chamado, Teaching my friends, ensinando meus amigos, que ensina de uma forma especial como fazer.

Lapbook com todas as partes juntas

Fonte: Nancy, 2012.

Dando continuidade sobre os lapbooks, daremos um exemplo de um projeto onde primeiramente há um direcionamento, partindo do K-W-L chart, com questionamentos levantados pelos alunos.  O que estará no conteúdo desse trabalho vem de tópicos de interesse dos alunos, isso traz motivação interna, portanto, uma maior aprendizagem de e apropriação do trabalho. Daremos como exemplo, um projeto que fala sobre as civilizações antigas, já citado anteriormente, agora falando sobre Grécia.

Questionamentos bases, partindo dos alunos, seria como: onde fica a Grécia? O professor poderia elaborar um mapa com os alunos onde a pesquisa seria direcionada sobre o território e as ilhas.

 Lapbook – Grécia antiga e mapa (parte do lapbook)

Outro questionamento, seria que tipo de roupas que as pessoas usavam? Depois de uma pesquisa feita, eles descobririam e desenhariam essa pessoa. Ainda interessante, perguntariam sobre a vida diária, e nesta vida diária, uma boa dica de sites seria um diagrama como da imagem abaixo:

Lapbook – Grécia, roupas e vida diária. (parte do lapbook)

Crianças estão sempre interessados em saber sobre armaduras e esse questionamento ocorreria sem dúvidas.

 

O tema de estudo é Grécia antiga, os alunos ligarão o fato de que as Olimpíadas tiveram início lá, então guiaríamos a pesquisa sobre a mesma e passaríamos ao professor de Educação física para continuar o processo e até a prática de algumas atividades.

Outro questionamento de grande probabilidade seria sobre os deuses gregos, a mitologia grega é algo muito popular entre os alunos. De acordo com a criadora do K-W-L, o professor guiaria uma pesquisa sobre isso também, para responder o questionamento do aluno.

O processo da construção desse projeto ajudará as crianças ao longo de sua vida, porque este baseia-se em fatos importantes para a vida de qualquer ser: pesquisa, planejamento, criatividade, apresentação e avaliação. Lembrando que todas essas atividas são grampeadas juntas de uma forma horizontal.

Referências

INFO ESCOLA. Interdisciplinaridade. Disponível em: < http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/&gt;. Acesso em: 11 nov. 2014.

LAPBOOKING. LAPBOOKS. Disponível em: < http://lapbooking.wordpress.com/lapbook/&gt;. Acesso em: 10 Nov. 2014.

TEACHING FRIENDS. Título. Disponível em: <http://teachingmyfriends.blogspot.com.br/2012/05/lapbooks-and-cheesecake.html&gt;. 11 Nov. 2014.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s