Como Alunos fazem aquisição da segunda língua em Sala de Aula

Kids-Reading

Artigo para professores de primeira e segunda língua. O objetivo deste é fazer o professor identificar em qual estágio de aquisição esse aluno se encontra. 

Por que colocamos “em sala de aula”? Há simplesmente  uma questão rondando todos nós: o aluno bilíngue em sala de aula. Há certamente diferenças em adquirir essa língua em casa com pais, de uma forma natural e outra em sala de aula com tudo que  aquilo os professores propõem. Até o ambiente dessa escola é prontamente preparado para receber esse dual-language  learner (DLLs).

Professores preparam murais, usam flashcards, músicas, dispõem de tutores para iniciantes, propõem aula extra, leitura, falam inglês na hora do almoço ou lanche, ou seja, estão todo tempo encorajando os alunos  a fazer uso dessa nova língua.

Para compreendemos bem sobre a aquisição da fala da segunda língua, segue a aquisição da linguagem desde o nascimento de uma forma simples e resumida:

0- 6 meses – sons arrulhantes. “Etapa Etapa preciosa, que define o uso do corpo e da linguagem como ferramenta de comunicação. Fazer aquela festa quando a criança emite sons, repetindo-os e dando significado a eles, é muito importante.”

6 – 12  meses – (pratica sons e convenções sociais da linguagem e compreende algumas palavras antes de produzi-las)

12 – 20 meses – fala uma palavra de cada vez, aumentando rapidamente a recepção de vocabulários (que elas realmente entendem)

18 – 24 meses – produz a emissão de duas ou mais palavras ( a criança agora está na fase da fala telegráfica,  as crianças usam uma ou duas palavras que representação de uma frase inteira, ou seja caminhão indo, o caminhão está indo)

24 – 36 meses – fala frases, reconta histórias curtas, conversam.

Agora, para os professores que ensinam qualquer uma das duas línguas em sala de aula: Quais então os estágios da aquisição dessa nova língua?

Estágio 1: Em uma sala de aula que somente é falado a língua 2 (a língua que não é a materna) a criança pode aos poucos deixar de falar sua língua mãe, se não há preparação dos professores. Se duas línguas são faladas nesta escola (escola bilíngue) essa possibilidade é quase nula porque os alunos utilizam a sua língua com seus professores da língua 1.

Estágio 2: A criança começa a reparar e perceber nas interações e começa a ser receptivo para essa nova língua, porém, pode não prontamente começar a falar. Esse estágio é maravilhoso, percebemos que quando nós educadores damos comandos como: hora do lanche! Logo após, o aluno prontamente senta-se e prepara-se para o momento demonstrando compreender o comando dado na segunda língua.

Estágio 3: Esse pode ser um dos favoritos dos educadores, o aluno começa a falar. Nesse estágio ele ainda pode fazer o uso da Fala telegráfica, por exemplo, finish homework para I have finished my homework. Há professores que comemoram em alto e bom tom na frente do aluno, cuidado! Isso pode deixá-lo acanhado e envergonhado. Vamos simplesmente levar esse estágio de uma forma natural.

Estágio 4: Há uma fluência informal nesta nova língua, isso inclui a habilidade de falar frases completas e manter conversações na língua adquirida. No entanto, o aluno ainda pensa e compreende muitas coisas no seu primeiro idioma e ainda precisa de auxílio.


Referências

Saiba como ocorre cada etapa do desenvolvimento da linguagem infantil Fonte: fonoaudiólogo especialista em linguagem e doutor em pediatria Márcio Pezzini França, professor da UFRGS 

Período Telegráfico- SHAFFER, D. R. (2005) Psicologia do Desenvolvimento Baseado no trabalho de grupo desenvolvido por Dulce Marques, Joana Gomes e Ana Solange Semedo. (ESE, IPP, no ano lectivo 2010- 2011)

Dual-Language learners in the Preschool Classroom – Highscope extensions – Epstein, A.S., & Hohmann, M. (2012). The HighScope Preschool Curriculum. Ypsilanti, MI: HighScope Press.

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